Alternador do Carro: Como Funciona e a Finalidade

O alternador do automóvel é um elemento fundamental para o funcionamento dos serviços elétricos do veículo. Saiba mais agora!

Saber como funciona o seu carro é sempre importante porque, em caso de alguma pane elétrica repentina, é possível improvisar algo e tentar resolver o problema temporariamente. Sendo que, um dos componentes fundamentais para o correto funcionamento do sistema elétrico de um carro é o alternador. Vamos descobrir agora como funciona:

O que é o alternador do carro?

alternador do carro

A definição de alternador é um pequeno gerador de corrente alternada que sustenta a bateria e permite que o sistema elétrico do carro funcione adequadamente.

O alternador converte a energia mecânica fornecida pelo motor térmico em energia elétrica na forma de corrente alternada.

Como funciona o alternador?

O funcionamento do alternador do carro é baseado na lei de Faraday. Este dispositivo tem a capacidade de converter a energia mecânica fornecida pelo motor em energia elétrica essencial para alimentar os componentes elétricos do carro.

O funcionamento do alternador é, portanto, baseado na conversão eletromecânica de energia. A eficiência do alternador é próxima a 100%, portanto, toda a energia mecânica é convertida em energia elétrica.

Componentes do alternador do carro

Entre os componentes essenciais para o funcionamento do alternador estão a correia e a polia. O primeiro transforma o movimento do virabrequim e o transmite para todos os demais serviços, como alternador, compressor de ar condicionado e bomba de direção hidráulica. Além disso, a alça recarrega a bateria.

A polia, por outro lado, é um componente fundamental para garantir que a energia mecânica seja transformada pelo alternador do carro em energia elétrica. É um disco giratório que, conectado à correia, permite que a rotação do motor seja transferida para os demais dispositivos presentes no carro.

A polia do virabrequim, graças à correia de serviço, transmite a rotação do motor para a polia e assim permite que o alternador trabalhe e recarregue a bateria.

Qual a importância do alternador?

alternador de veículo automotivo

Como indicamos anteriormente, o alternador é um dispositivo elétrico rotativo que utiliza campos eletromagnéticos como meio de transformar energia mecânica em energia elétrica.

Graças ao seu funcionamento, a eletricidade produzida pelo alternador é armazenada na bateria e alimenta o sistema elétrico do veículo, permitindo o funcionamento de elementos como o motor de arranque, luzes e dispositivos de segurança.

Manutenção no alternador de carro: quais os custos?

Assim como para todos as peças do carro, mesmo para o alternador do carro não há possibilidade de indicar um preço exato porque o custo deste dispositivo varia de acordo com vários elementos, como o tipo de carro no qual deverá ser instalado e também o tipo de motor existente.

Em média, porém, pode-se dizer que o custo do alternador do carro oscila entre R$ 600 e R$ 1500.

Como saber se o alternador não está funcionando?

Quando o alternador começa a apresentar problemas, é possível notar alguns sinais que indicam claramente o seu mau funcionamento.

Por exemplo, se houver dificuldades para dar a partida no carro, isso pode ser devido a um problema com o alternador, como se uma bateria nova fosse descarregar rapidamente, também neste caso o problema poderia estar relacionado ao alternador.

Por fim, se a luz indicadora da bateria permanecer acesa no painel, é sinal de que o alternador não está funcionando bem e, portanto, é necessário ir a uma oficina de sua confiança.

Leia Também:

Precisando de mais dicas sobre carros e motos? Então continue acompanhando nosso conteúdo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.