Ar Condicionado Automotivo: Como Recarregar e Qual o Custo


recarga ar condicionado automotivo
Tempos, custos e métodos para manter a eficiência do sistema de ar condicionado do seu carro!

Com a chegada do verão e a consequente elevação das temperaturas, viajar de carro torna-se um desconforto que pode ser bastante amenizado pelo ar condicionado automotivo.

O sistema, porém, deve ser mantido em perfeito funcionamento e para isso pode ser necessário recarregar o ar condicionado do carro. Vamos descobrir como proceder:

Recarga do ar condicionado do carro: com que frequência?

Com a recarga do ar condicionado, a quantidade de gás refrigerante presente no circuito do ar condicionado é restaurada. Contudo, não há intervalos de tempo pré-estabelecidos para a realização desta operação.

Na verdade, se você não notar uma queda na potência de resfriamento com o aparelho em funcionamento, pode-se evitar a recarga, mas em geral acredita-se que um reabastecimento de gás deva ser realizado depois de ultrapassados os 60.000 km. Nesta ocasião é recomendável substituir também o filtro, cuja função é eliminar a umidade e as impurezas.

Como fazer a recarga do ar condicionado do carro:

Caso seja necessário fazer a recarga do ar condicionado automotivo, é sempre bom ir a uma oficina especializada e deixar que o pessoal faça essa reposição.

A operação de reabastecimento é bastante simples, mas apenas as oficinas possuem as ferramentas para fazer um check-up que possa detectar eventuais vazamentos de gás.

Além do reabastecimento, então, na oficina também será possível higienizar o sistema para eliminar quaisquer fungos que possam causar alergias.

Refil de ar condicionado de carro: Faça você mesmo

Se você quiser fazer sozinho a recarga do ar condicionado automotivo, terá que comprar um kit específico. Nele, haverá uma lata contendo o gás refrigerante e uma válvula.

Você terá que abrir a válvula completamente e aparafusar a lata a esta. Pois a abertura subsequente da válvula permite que o refrigerante passe para dentro do duto do carro.

Em seguida, você terá que ligar o motor do carro e o sistema de ar condicionado e, em seguida, abrir a válvula e permitir que o refrigerante entre no duto.

Caso não tenha certeza de como fazer e, dessa forma, evitar acidentes e problemas futuros, então procure uma oficina especializada.

Qual o custo de uma recarga?

filtro do ar condicionado automotivo

A menos que seja necessária alguma substituição de peças, então o custo de recarregar o ar condicionado do carro é na média dos R$ 500 com mão-de-obra.

Se for necessário substituir o filtro de poeiras, o que é recomendado e em todo o caso deve ser feito em intervalos regulares, então o custo aumentará cerca de R$ 200.

Leia também:

Então, foram úteis as dicas sobre o ar condicionado automotivo? Para saber mais, continue acompanhando nosso conteúdo!