Ar Condicionado de Carro: Veja Agora Como Fazer a Manutenção


Ar condicionado de carro
A manutenção adequada do ar condicionado em um carro é de fundamental importância para o bem estar dos ocupantes do veículo. Precauções práticas e simples são necessárias para realizá-lo.

O uso do ar condicionado de carro se acentua principalmente com a chegada do verão, quando as altas temperaturas tornam impossível dirigir sob o sol quente.

Para desfrutar de condicionadores de ar perfeitamente eficientes, é essencial limpar e higienizar periodicamente todos os componentes. Portanto, vamos ver agora como proceder a manutenção do ar condicionado de carro:

Limpar os filtros do ar condicionado: por que fazer?

Especialmente neste período de temperaturas mais elevadas, a limpeza e a higienização do ar condicionado do carro é essencial para evitar que bactérias e fungos potencialmente perigosos circulem dentro do carro.

A limpeza dos filtros é, portanto, necessária para garantir que o ar dentro do habitáculo permaneça saudável e não poluído.

Com que frequência limpar os filtros de ar condicionado?

Não há um tempo definido para a limpeza dos filtros do ar condicionado de carro. Mas é uma boa prática fazer essa operação pelo menos uma vez por ano ou pelo menos a cada 10.000 km.

Com isso, você pode usar o ar condicionado com total segurança e não ser surpreendido por odores desagradáveis ​​dentro do veículo.

Quantas vezes trocar o filtro de ar condicionado do carro?

Também neste caso não há limite de utilização dos filtros do ar condicionado. Mas pelo menos uma vez por ano é bom verificar o seu estado.

O filtro de ar do carro, de fato, está sujeito ao desgaste e se o ar condicionado do carro fosse usado neste caso, a função de proteção contra poeiras, bactérias e fungos ficaria consideravelmente comprometida.

Como limpar filtros de ar condicionado: o guia faça você mesmo

Nem sempre é necessário ir a um especialista para limpar o filtro do ar condicionado, mas você também pode fazer isso.

O método mais simples é consultar o manual de uso e manutenção do carro para saber onde o filtro está posicionado. Então, retirá-lo e limpá-lo com aspirador de pó ou ar comprimido para remover detritos e impurezas.

Alternativamente, é possível realizar uma limpeza e higienização mais completa dos filtros.

Desinfetante de ar condicionado: o que é?

Para poder conduzir um carro higienizado, é sempre aconselhável ir a uma oficina especializada e higienizar o ar condicionado de forma a reduzir significativamente o risco de propagação de fungos e bactérias.

O processo de saneamento será feito por meio da utilização de ozônio, com maquinário específico que entregará o gás diretamente nas aberturas do ar condicionado.

A duração da operação de higienização é de cerca de 15 minutos e, ao final da mesma, o habitáculo deve ser arejado por cerca de um minuto.

Espuma higienizante para condicionadores de ar

Qualquer pessoa que deseje higienizar o ar condicionado de forma independente pode comprar a espuma higienizante. Esta espuma é vendida em latas pressurizadas equipadas com uma sonda que deve ser inserida em cada uma das saídas de ar.

Será suficiente borrifar a espuma e assim que chegar ao exterior pode passar para o próximo bico. Porém, antes de ligar o ar condicionado do carro, você terá que esperar a espuma desinfetante secar.

Como limpar as saídas de ar do carro

Saída do ar condicionado de carro

Obviamente, que limpar os filtros e o sistema de ar condicionado do carro e deixar de limpar as aberturas tornaria todo o trabalho praticamente inútil.

Para ter certeza de um resultado impecável, então você deve passar uma esponja embebida em detergente nos interstícios individuais e esperar que o produto seque antes de ligar o ar condicionado.

Você também pode usar ar comprimido para remover sujeira e poeira, mas não recomendamos este método porque o jato só fará circular a sujeira no compartimento do passageiro e não a removerá.

Leia também:

Para mais dicas e curiosidades sobre carros e motos, então continue acompanhando o nosso conteúdo!