Auxílio Caminhoneiro: Previsto Iniciar Parcelas Em Agosto de 2022

De acordo com o Governo Federal, o subsídio do auxílio caminhoneiro deve iniciar a ser pago o mais rápido possível.

Os incentivos decididos pela Emenda Constitucional 123 que incluem o pagamento de R$ 1.000,00 aos caminhoneiros autônomos, denominado de Auxílio Caminhoneiro, está na previsão de iniciar o pagamento até a primeira quinzena de Agosto, conforme informado em Nota pelo Governo Federal.

O auxílio caminhoneiro, que também é conhecido como Pix Caminhoneiro porque é transferido diretamente para a conta do motorista pelo aplicativo Caixa Tem, está previsto na Emenda Constitucional 123. Sendo que essa Emenda Constitucional concederá aos beneficiários desse programa, 5 (cinco) parcelas de R$ 200,00 (duzentos reais), no período de 01 de agosto a 31 de dezembro de 2022.

Como se cadastrar para receber o Auxílio Caminhoneiro

Auxílio caminhoneiro ou Pix caminhoneiro

O benefício do auxílio caminhoneiro será fundamentado no cadastro de Transportador Autônomo de Carga. Que faz parte do Cadastro Nacional de Transportadores Rodoviários (RNTRC) mantido pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

No entanto, o Congresso estipulou o benefício apenas àqueles que ingressaram na ANTT antes do último mês de Maio. Nesse caso, um total aproximado de 870.000 motoristas receberão o incentivo. O recebimento dos benefícios independe de comprovação de obtenção de óleo diesel, não sendo necessária nenhuma outra comprovação, apenas o registro na ANTT.

Porém, para se registar no RNTRC é necessário cumprir alguns pré-requisitos. Por exemplo, ser aprovado em um curso específico ou ter pelo menos três anos de experiência na atividade. Ser proprietário, coproprietário ou locatário de pelo menos um veículo capaz de transportar pelo menos 1/2 toneladas.

Confira Também:

Buscando mais notícias sobre a área automotiva? Então, continue lendo as próximas postagens logo mais abaixo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *