Bateria do Carro Descarregada? Veja Agora o Que Fazer


De repente acontece: Girar a chave do carro e se deparar com a bateria completamente descarregada. O que fazer então? Veja agora.

Bateria do Carro

Mais cedo ou mais tarde sempre acontece a todos os condutores ao entrar no carro. Girar a chave e se ver com a bateria do carro repentinamente descarregada. Antes de entrar em pânico, é bom ler as dicas fornecidas neste guia, para entender o que fazer para conseguir dar a partida no carro.

Bateria descarregada repentinamente: as causas

Especialmente em logos períodos em que o carro fica muito tempo parado na garagem, muitos motoristas se veem lutando com uma bateria que descarregou repentinamente.

A não utilização do automóvel por um período prolongado de tempo é certamente uma das causas que pode originar neste problema, mas não a única.

No entanto, o uso indevido do carro também pode contribuir para a perda de carga da bateria. Esquecer o rádio ligado, assim como os faróis dianteiros, tem um efeito negativo na bateria e, portanto, é sempre bom verificar se eles estão desligados antes de sair do carro.

Sinais de que a bateria está fraca

Você pode entender quando a bateria está prestes a esgotar-se através de alguns sinais que o próprio carro envia.

Se, por exemplo, o motor não começar tão rapidamente quanto de costume, onde mais segundos são necessários para a ignição do que o normal. Este é o sinal de que a bateria deve ser substituída para evitar ficar preso na próxima tentativa de virada de chave.

Bateria fraca do carro: o que fazer

Antes de entrar em pânico, é bom saber que mesmo com a bateria sem carga é possível ligar o carro. Existem duas maneiras: recarregar com cabos ou o push start. Vamos ver abaixo em detalhes.

Recarregue a bateria com os cabos

Se os cabos de carregamento estiverem disponíveis, será possível recarregar a bateria e, assim, ter a oportunidade de ir a um eletricista automotivo de confiança para substituir o componente esgotado.

Será necessário abrir o capô de um carro com bateria descarregada e o de outro carro, e conectar, estritamente com o motor desligado, os cabos na posição correta, e uma vez concluída esta etapa, ligue seu carro para regenerar o bateria.

Depois de concluída a operação, não desligue o motor, proceda apenas para desconectar os cabos.

Bateria fraca: o que fazer sem cabos

Se você não tiver os cabos de carregamento disponíveis, tente empurrar o carro para ligar. No entanto, esse método não é indicado para carros com injeção eletrônica! 

Nesse caso, será necessário encontrar um voluntário para empurrar o veículo parado, enquanto que o condutor deverá iniciar a operação em ponto morto e, em seguida, alcançada a velocidade adequada, engatar a segunda marcha e soltar repentinamente a embreagem também para permitir a partida do motor.

Como não deixar descarregar a bateria?

Para evitar que a bateria descarregue repentinamente, o melhor conselho é usar o carro periodicamente. Mas se você não tiver essa oportunidade, terá que dar partida no veículo pelo menos uma vez por dia e ligar o motor por aproximadamente 5 minutos.

Agora, se você já sabe que não usará o carro por um longo período, pode desconectar a bateria para prolongar sua vida útil até quando puder voltar a dirigir.

Veja também: Luz do freio de mão acesa? Confira agora o que fazer!

Está precisando de mais dicas sobre carros e motos? Então continue acompanhando nosso conteúdo!