Bateria Sem Carga? Como Carregar Corretamente

Saber como carregar a bateria é essencial para evitar imprevistos, especialmente quando é muito necessário usar o veículo!

Estar com uma bateria de carro sem carga é uma experiência que todos já experimentaram. Visto que, é conhecida a sensação de desamparo ao tentar ligar o motor e nada acontecer.

Saber como carregar a bateria do carro é essencial para evitar imprevistos, especialmente quando é muito necessário usar o veículo.

Como saber se a bateria está fraca

Existem alguns sinais de que a bateria do carro está fraca e o mais comum ocorre no momento da ignição. Portanto, se ao girar a chave no contato, você ouvir um estalo estranho vindo do motor de partida, este é o sinal de que a bateria está sem carga.

Porém, enquanto as luzes de aviso no painel não acenderem, as causas podem ser os de uma bateria que falhou repentinamente ou os de uma bateria desconectada.

Como carregar a bateria totalmente sem carga?

Todo motorista que se preze deve saber como carregar a bateria do carro para não ter problemas se o carro não der partida. Você pode tentar diferentes técnicas que indicamos a seguir:

Cabos de bateria de carro: como e quando usá-los

carregar bateria com cabos

Carregar a bateria do carro com cabos é o método mais comum e conhecido. Sendo que os cabos devem ser conectados primeiro ao carro equipado com bateria carregada e depois à descarregada.

Respeitando-se os polos positivo e negativo. Então, em seguida, você terá que dar partida no carro com a bateria descarregada, mantendo o motor em uma velocidade de rotação de cerca de 2.000 rpm por alguns segundos e, em seguida, desconectar os cabos deixando o motor ainda funcionando.

Bateria sem carga: use um carregador

carregar bateria com carregador

Se você tiver um carregador de bateria disponível, poderá prosseguir com a operação de carregamento sem a necessidade de ter um carro com a bateria carregada por perto.

Você pode conectar o carro ao carregador, sempre prestando atenção nos polos negativo e positivo. Os modelos mais recentes de carregadores de bateria permitem recargas rápidas ou de emergência e são os indicados em caso de bateria fraca.

Recarregue a bateria do carro, empurrando-o

Se você não tiver os cabos de carregamento ou um carregador, pode empurrar o carro para fora. Nesse caso, será necessário encontrar um voluntário para empurrar seu carro enquanto você estiver ao volante.

Mantenha a embreagem pressionada, engate a segunda e quando a velocidade de empuxo for suficiente, e solte a embreagem de repente para ligar o carro e vá imediatamente para o seu eletricista automotivo de confiança.

Contudo, essa técnica não é das mais indicadas pois pode prejudicar a injeção eletrônica do veículo.

Tempo de carregamento da bateria do carro

Depois de conseguir dar a partida no carro com os métodos indicados acima, será suficiente esperar alguns minutos para ter uma bateria parcialmente recarregada disponível.

Se, por exemplo, você recarregou com os cabos, será suficiente manter os dois carros conectados com os cabos por cerca de dez minutos e depois proceder a retirada destes, partindo dos polos negativos e depois passando pelos positivos.

Quantos Km você precisa rodar para recarregar a bateria do carro?

Se você não usa o carro com frequência, é comum ficar com a bateria descarregada. Portanto, para evitar este problema, é sempre aconselhável rodar pelo menos 15 a 20 quilômetros para manter a bateria do carro carregada.

Recarregue a bateria sem carga completamente

Se a bateria estiver completamente descarregada, então pode-se tentar realizar uma recarga lenta por pelo menos 24 horas e somente no final deste período tentar dar a partida normalmente com a chave para ver se o procedimento funcionou ou não.

Bateria continua sem carga: quanto custa para comprar uma nova?

Se os métodos de recarga acima não funcionarem, então você será forçado a comprar uma bateria de carro nova. Contudo, o melhor a fazer é pesquisar o melhor preço, pois este varia muito dependendo do fabricante.

O custo varia entre os valores de R$ 300 e R$ 400 conforme as características do modelo, mas a este preço terá de adicionar o da mão-de-obra do eletricista que o substituirá.

Leia Mais:

Visto que, você agora já entendeu como lidar com uma bateria sem carga, então continue acompanhando todas as nossas dicas e novidades!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.