Carro Híbrido: Saiba Como Funciona e o Consumo
Carros híbridos: Confira como funcionam, qual o consumo e as vantagens.
Os carros híbridos são agora uma realidade consolidada. Pois graças também a tecnologia utilizada, a presença de mercado conquistada por estes automóveis cresceram consideravelmente nos últimos anos e a possibilidade de circular mesmo em caso de bloqueios de trânsito torna o carro híbrido uma alternativa muito válida aos modelos tradicionais.
Quando falamos de carro híbrido, referimo-nos a veículos equipados com pelo menos dois motores diferentes: um elétrico e outro à combustão, que pode ser movido a gasolina, diesel ou etanol.
Carro híbrido: como funciona?
Os carros híbridos baseiam sua tecnologia em um motor elétrico que funciona ao lado de um motor à combustão. O uso do elétrico permite recuperar a energia cinética que seria desperdiçada nas fases de frenagem e desaceleração e depois reutilizá-la para suportar ou excluir completamente o motor térmico, com base no grau de hibridização do trem de força.
Motor híbrido: como funciona
Existem três tipos diferentes de motores híbridos no mercado: Mild Hybrid (híbrido leve), Full Hybrid (híbrido total) e Híbrido plug-in.
A primeira, que também é a mais difundida, vê a presença de um pequeno motor elétrico, acionado na maioria dos casos por correia, que atua como alternador/arranque, motor gerador e dá suporte ao motor térmico durante a aceleração. Sendo que, durante as fases de subida e frenagem, o motor tradicionalmente alimentado gira o gerador do motor, recarregando assim a pequena bateria.
A segunda, utilizada principalmente pela Toyota, permite explorar o motor térmico e a unidade elétrica de forma combinada, aumentando assim a eficiência do motor. Comparado ao híbrido leve, o sistema híbrido completo permite que você se desloque no modo 100% elétrico, mas por alguns quilômetros.
O terceiro vê a presença de baterias com capacidade superior aos modelos indicados acima e permite percorrer cerca de 50 km em modo elétrico. Este sistema também se distingue pela capacidade de recarregar a bateria no plugue, além da clássica regeneração de energia cinética durante a frenagem.
Tipos de carros híbridos

A tecnologia híbrida permite escolher diferentes tipos de motores. Portanto, vamos vê-los em detalhes:
Híbrido Leve
Carros híbridos leves usam o motor elétrico apenas em certas fases, como dar partida e rodar em velocidades muito baixas.
Carro Híbrido Total
Os híbridos completos são capazes de combinar o motor de combustão interna com o elétrico para maximizar a eficiência do trem de força. A autonomia e o desempenho são limitados pela potência da bateria, carregada exclusivamente com a recuperação de energia sendo liberada.
Plug-in híbrido
Os carros híbridos plug-in funcionam como os Full Hybrids, mas têm a opção de viajar em modo elétrico por 50/70 km, dependendo do tipo de modelo e da capacidade da bateria utilizada. Este último, além disso, também pode ser recarregado em tomada elétrica especial.
Consumo do carro híbrido
A maior vantagem da tecnologia híbrida se dá por poder contar com um consumo significativamente menor em comparação com modelos similares equipados apenas com o motor térmico. Obviamente existem grandes diferenças dependendo do tipo de tecnologia utilizada, mas em geral pode-se dizer que um híbrido leve garante economia de combustível entre 8 e 25%, enquanto um híbrido completo entre 20 e 45%. Os híbridos plug-in são ainda mais eficientes em termos de combustível graças à possibilidade de percorrer em média até 50 km em modo 100% elétrico.
Leia Também:
- Marchas de Carro: Como Cambiar Corretamente
- Off Road: Tração 4×4 Entenda Como Funciona
- Aditivo Para Diesel: Para Que Serve? Veja Agora
- Chapeação Automotiva: Como Remover Amassados
- Ou então, Válvula EGR: O Que É, E Como Funciona
Então, qual sua opinião sobre o carro híbrido? Comente conosco no formulário abaixo. Contudo, continue acompanhando nossas dicas!