Como Fazer a Revisão do Carro Corretamente

Preocupado com o custo de manutenção do carro? As revisões periódicas ajudam a aumentar a vida útil do carro e, a longo prazo, a economizar dinheiro!

A revisão regular do seu carro é sempre recomendável, pois desta forma, além de ser certo que você tem um veículo perfeitamente eficiente e seguro, você pode estender a vida útil do carro ao longo do tempo.

O planejamento das revisões periódicas são compromissos fundamentais para avaliar a condição do carro e das peças críticas para garantir o máximo desempenho possível do veículo. Quando o carro ainda estiver no prazo de garantia do fabricante, este planejamento não deve ser negligenciado para evitar a perda do direito à garantia de fábrica.

Revisão do carro: Por que fazer as manutenções periódicas

Comprar um carro, novo ou usado, também envolve custos como a manutenção regular do carro. A realização de verificações periódicas, portanto, é uma prática a ser seguida de forma consistente para sua própria segurança e para evitar custos de reparos muito mais elevados.

Muitas vezes nos esquecemos de realizar verificações triviais, como o nível de fluidos ou o estado de desgaste dos pneus. No entanto, esse descuido pode ter repercussões porque pode haver o risco de danificar o motor ou ficar ao volante de um carro com pouca aderência na estrada em condições de umidade.

Quais as revisões periódicas que devem ser feitas?

Esclarecida a importância da realização da revisão do carro, para preservar a duração dos componentes mecânicos, e oferecer padrões de segurança sempre adequados, é chegado o momento de entender quais são as verificações periódicas a serem feitas na revisão normal do carro:

  • Nível dos fluídos;
  • Freios e pastilhas;
  • Filtros;
  • Suspensão;
  • Sistema de iluminação;
  • Motor e correia de transmissão;
  • Escapamento;
  • Filtro e sistema de ar condicionado;
  • Carroceria.

Revisão do Freio do Carro

revisão dos freios do carro

É aconselhável verificar regularmente o estado de desgaste dos freios do automóvel. Pois estes representam um elemento de fundamental importância para a segurança e a manutenção é extremamente importante.

O sistema de frenagem deve ser verificado em intervalos regulares de cerca de 15.000 km para verificar o estado de desgaste dos discos e pastilhas, mas se ouvir um ruído estranho durante a condução assim que acionar o pedal do freio, é aconselhável efetuar a manutenção imediatamente.

Verifique e Substitua os Filtros

Outro aspecto que não deve ser subestimado para uma manutenção adequada do carro é a verificação e troca dos filtros.

Nos carros a diesel, por exemplo, um filtro diesel perfeitamente eficiente é de fundamental importância, pois protege contra as impurezas contidas no combustível. Normalmente, esses filtros devem ser substituídos a cada 30.000 Km.

Também não subestime o filtro de poeiras, pois este é muito importante para desfrutar de ar puro no interior do veículo. A sua substituição em cerca de 20.000 km permite manter um ambiente confortável e acima de tudo saudável no automóvel, para benefício do condutor e passageiros.

Verificação dos Pneus: Pressão Correta x Desgaste

Outra verificação que não deve ser esquecida é o estado dos pneus.

É uma boa prática verificar a pressão dos pneus semanalmente para evitar desgaste anormal da banda de rodagem. Além disso, é sempre aconselhável verificar o desgaste dos pneus e cruzar os pneus traseiros com os dianteiros a cada 10.000 km para prolongar a vida útil dos mesmos.

Custos da Revisão do Carro

revisão do carro e motor

Muitas vezes, temos a tendência de adiar a manutenção do carro porque não queremos desembolsar as despesas necessárias. No entanto, corremos o risco de ter que pagar uma elevada conta mais tarde, porque a manutenção de rotina permite que você possa evitar quaisquer problemas futuros.

Um exemplo concreto é relativo à correia dentada. A mesma deve ser substituída em intervalos regulares estabelecidos pelo fabricante. O custo desta manutenção é de cerca de R$ 700, mas se você decidir em adiar a substituição e a correia se romper, o motor poderá sofrer uma avaria muito séria e com um custo inesperado de milhares de Reais.

Revisão de Carros à Gasolina ou Flex

Para os automóveis equipados com motor a gasolina ou Flex, é aconselhável efetuar manutenções de rotina em intervalos não superiores a 20.000 Km. Nesta ocasião será necessário substituir o filtro de óleo e o óleo do motor e substituir o filtro de ar.

Aos 60.000 km será necessário substituir o fluido de freio, ao passo que ao atingir os 90.000 km é aconselhável substituir a correia dentada.

Revisão Periódica de Carros a Diesel

Por outro lado, as verificações e os tempos necessários, para a manutenção de carros a diesel são diferentes.

O filtro de combustível deve ser substituído a cada 30.000 km, enquanto o filtro de partículas, chamado FAP, deve ser constantemente mantido em perfeitas condições de funcionamento para evitar o entupimento dos bicos.

Leia Também:

Quer saber mais sobre revisão e manutenção do seu carro? Então continue acompanhando nosso conteúdo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.