Embreagem do Carro: O Que é e Como Funciona

Para que serve a embreagem? Descubra por que isso é importante!

O funcionamento da embreagem do carro muitas vezes é mal compreendido, mas sem esse componente, a partida e a troca de marcha seriam impossíveis. E haveria o risco de comprometer a mecânica do carro e as engrenagens da caixa de câmbio.

Fazer você entender melhor a embreagem do carro e o funcionamento desse órgão mecânico fundamental, portanto, é o que tentaremos fazer agora neste artigo:

O que é a embreagem do carro?

Para entender o que é a embreagem, é preciso primeiro entender como a embreagem do carro está estruturada e onde está localizada.

A composição deste elemento mecânico inclui um ou mais discos de embreagem, o prato de pressão da embreagem do carro e um mancal de impulso: todos os três elementos trabalham em sinergia para o correto funcionamento do mesmo conjunto.

Mas onde exatamente está localizada essa peça? Esta está localizada entre o motor do carro e a caixa de câmbio, enquanto é conectada a cabine por meio de um pedal, que pode acioná-lo mecanicamente ou hidraulicamente.

Embreagem do carro: para que serve?

embreagem de carro

O funcionamento da embreagem tem a função de permitir que engatemos uma marcha, seja para dar a partida ou para mudar de marcha durante a marcha.

Graças à embreagem e sua função de ligação entre motor e caixa de câmbio, de fato, o movimento produzido pelo motor através do virabrequim pode ser transferido para a caixa de câmbio. E posteriormente para o eixo de transmissão, que terá a função fundamental de dar movimento as rodas.

Além disso, graças ao funcionamento da embreagem do carro, o comportamento do veículo também pode ser gerenciado.

Passando de uma marcha para outra, dependendo da situação, poderemos ter uma aceleração elevada – importante no caso de uma subida ou ultrapassagem – ou uma extensão maior. Imprescindível para atingir velocidades superiores como no caso de conduzir na rodovia.

Dicas para evitar o desgaste da embreagem:

desgaste da embreagem do carro

Para evitar que esses componentes se desgastem rapidamente, é sempre importante tentar não pressionar muito o pedal ao dirigir, especialmente quando estiver em ponto morto. Quando estiver aguardando em semáforos ou filas, deixar o pedal solto para evitar a pressão desnecessária.

Leia Também:

Buscando mais dicas e informações sobre a área automotiva? Então continue acompanhando nosso conteúdo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.