Encher Pneu: Como Fazer Certo. Confira Agora

Vamos descobrir quais regras você precisa seguir para encher corretamente os pneus do carro ou da moto!

Manter os pneus do carro ou da moto calibrados é muito importante para garantir um consumo mais homogêneo e uma vida útil mais longa. Porém, para obter este resultado, algumas regras fundamentais devem ser seguidas durante a ação de encher pneu. Vamos ver quais:

Por que calibrar os pneus é importante?

Encher os pneus com a calibragem correta é essencial não só para prolongar a sua vida útil destes, mas sobretudo para garantir a máxima segurança de condução.

Um erro aparentemente trivial, como encher os pneus do carro de forma inadequada, pode de fato piorar a dirigibilidade do veículo. Pois podem causar efeitos indesejados na condução que mudam quando os valores de pressão estão menores ou maiores do que o normal.

Para evitar esse erro, é sempre necessário usar um medidor de pressão para pneus. Graças à escala mostrada neste instrumento será possível calibrar os pneus corretamente, respeitando os valores de pressão recomendados.

Como sabemos, todo automóvel está equipado com pneus com dimensões e características técnicas adequadas à sua potência e dimensões. No entanto, as pressões recomendadas no manual de uso e manutenção ou na etiqueta específica aplicada à carroceria (geralmente no batente interno da porta do motorista) podem, portanto, diferir de um veículo para outro, mesmo com o mesmo tipo de pneu.

Isso significa que dois veículos diferentes, embora equipados com os mesmos pneus, podem ter faixas de pressão completamente diferentes. Junto com a distração, essa característica também é uma das causas mais comuns dos erros de encher pneu.

Como fazer para encher pneu corretamente

Encher pneu certo ou corretamente

Antes de encher o pneu e calibrar, proceda primeiro com a leitura da faixa de pressão recomendada no manual de manutenção ou no adesivo apropriado presente no veículo.

Além disso, como regra geral, é imprescindível não exceder, para mais ou para menos, os valores indicados no borda do pneu.

Em ambos os casos, de fato, afeta negativamente a vida útil do pneu, além de se expor a riscos relacionados a má aderência à superfície da estrada e maiores custos com o consumo de combustível.

A calibração deve ser verificada com pneus frios (em algum posto de gasolina a não mais de 2 Km do local do consumidor). No entanto, lembre-se de que o pneu sobressalente também precisa ser verificado e calibrado. Para componentes sobressalentes, então considere uma pressão de 5 psi mais alta do que outros componentes.

Portanto, para determinar a calibragem ideal para seu carro, o motorista deve:

  • Insira um número na tela do calibrador e ative-o;
  • Remova a tampa da válvula do pneu;
  • Aperte a trava na ponta do calibrador (se houver);
  • Instale a mangueira na válvula;
  • Aguarde o apito do equipamento para indicar a pressão ideal e;
  • Retorne com a tampa da válvula do pneu.

Leia Também:

Portanto, agora que você já entendeu a importância de encher o pneu corretamente, então continue acompanhando nosso conteúdo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.