Fluido de Radiador: Como Usar Corretamente
Verificar o fluido de radiador é uma tarefa regular para evitar danos sérios ao motor. Porém, deve ser usado corretamente. Então confira!
A manutenção do seu automóvel é o primeiro passo a respeitar para estar sempre a conduzir um veículo em perfeito estado de funcionamento. Pois, verificar o fluido de radiador é uma tarefa regular para evitar danos sérios e dispendiosos ao motor.
Esse líquido resfria as engrenagens e também executa uma função anticongelante. Então, vamos descobrir mais sobre o Fluido de Radiador!
Fluido de radiador: O que é e para que serve?
Quando falamos de líquido de arrefecimento do motor, queremos dizer uma mistura de água e glicol que é introduzida no sistema quando a válvula termostática desarma. E, portanto, evita o superaquecimento, ou quando a temperatura ambiente é particularmente baixa.
O líquido de arrefecimento do carro, portanto, tem a função de resfriar as engrenagens e fluidificar seu funcionamento.
Além disso, a sua composição particular evita a formação de ferrugem e, por esta razão, nos carros modernos não é recomendado abastecer com água comum.
Nível baixo do líquido do radiador: O que fazer?

Todo motorista que se preze deve cuidar de seu carro e realizar as operações de manutenção regularmente. Sendo que, verificar o nível do fluido de radiador é uma operação que pode ser realizada por conta própria.
Basta abrir o capô e verificar. Se o nível do líquido do radiador estiver baixo, será suficiente atestar, respeitando a indicação de máximo, para evitar danos ao motor caso sejam atingidas altas temperaturas de funcionamento.
Continue lendo…
Fluido Vermelho para radiador: Quando usá-lo

Os fluidos de radiador são todos coloridos para ajudar a localizar eventuais vazamentos e distinguir quais produtos não devem ser misturados.
O fluido vermelho do radiador é composto exclusivamente por fluidos orgânicos e é ideal para motores de alto desempenho, tanto a gasolina quanto diesel.
Ao contrário dos fluidos azuis, verdes ou amarelos, este contém apenas aditivos orgânicos e é identificado com a abreviatura OAT, ou Organic Additive Technology, ou tecnologia com aditivos orgânicos.
Fluido Azul de radiador: Qual a utilização
Este fluido refrigerante não é mais usado em carros modernos. Pois é um líquido à base de etilenoglicol que utiliza aditivos anticorrosivos inorgânicos. Tais como: sais de fosfato, nitritos, sílica e borato, extremamente tóxicos e poluentes.
Este tipo de líquido refrigerante é usado em carros de geração mais antiga que precisam manter um certo valor de PH básico para lidar com a corrosão do glicol em decomposição.
É possível misturar fluidos de radiador vermelho e azul?
A diferença de cor dos fluidos refrigerantes também tem a função de alertar quem está prestes a abastecer.
Na verdade, não é recomendável misturar líquidos de cores diferentes porque os agentes fluidificantes e anticorrosivos podem reagir produzindo um composto gelatinoso que entupiria o circuito do carro e obrigaria a sua limpeza.
Água e fluido de radiador, podem ser misturados?
A mistura de água e fluido de radiador é uma operação recomendada pelos fabricantes. As indicações na embalagem do líquido indicam as percentagens de recarga normalmente previstas em 50% de líquido e 50% de água.
Não é recomendado completar com água apenas porque ao nível do mar ela congela a 0°C e ferve a 100°C.
Além disso, o circuito de arrefecimento do motor funciona a uma temperatura de 90°C a 100°C e quando o sistema de arrefecimento está em velocidade máxima se houver apenas água, então esta começará a ferver criando bolhas de ar que em vez de resfriar o motor terão o efeito oposto de superaquecimento.
Veja Também:
- Embreagem do Carro: O Que é e Como Funciona
- Correia Dentada: Quando Trocar e Qual o Preço
- Câmbio Automático: Saiba Como Usar Corretamente
- Sensor de Estacionamento: Entenda Como Funciona
- Ar Condicionado de Carro: Como Fazer Manutenção
Gostou das dicas e informações sobre fluido de radiador? Então continue acompanhando nosso conteúdo sobre carros e motos!