Freios ABS: Como Funcionam? Entenda Agora

Como funciona um dos sistemas de segurança mais importantes, o ABS. Confira tudo nesse artigo!

O progresso tecnológico contribuiu de forma decisiva para aumentar a segurança dos automóveis. Nos veículos mais modernos, há vários anos os freios ABS estão presentes. Um sistema antibloqueio fundamental para ter sempre o controle do eixo dianteiro em caso de frenagem brusca.

Sendo que, desde Janeiro de 2014, conforme legislação normativa, o sistema de freios ABS é obrigatório em todos os veículos fabricados e vendidos no Brasil.

O que é o sistema ABS?

A abreviatura ABS indica um sistema de assistência à travagem cuja função principal é evitar o bloqueio das rodas durante a travagem em terreno escorregadio ou agressivo. Então, graças aos freios ABS, a força de travagem é reduzida independentemente da pressão exercida no pedal e, ao fazê-lo, obtém uma maior aderência aos pneus e um melhor controle.

O ABS foi inventado pela Dunlop, mas a comercialização se dá graças à empresa Bosch que já em 1965 havia desenvolvido um dispositivo capaz de evitar que as rodas travassem na frenagem. A abreviatura ABS é a sigla do termo em inglês Anti Lock Braking System, ou seja, sistema antibloqueio, e explica exatamente a tarefa executada pelo sistema.

Atualmente, a evolução do sistema ABS originou no uso de novas tecnologias integradas, tipo o EBD (Electronic Brake Distribution) ou Distribuição Eletrônica de Frenagem e o ESP (Electronic Stability Program) ou Programa Eletrônico de Estabilidade.

Freios ABS: Como funcionam?

A operação do ABS é garantida por sensores posicionados nas rodas individuais que fazem interface com uma unidade de controle eletrônico.

O mesmo calcula a velocidade de rotação de cada roda individualmente e se detecta o travamento de uma ou mais rodas durante a frenagem, intervém na bomba hidráulica para reduzir a força de frenagem. Neste caso, a central irá dosar corretamente a força de frenagem, evitando a perda de controle do veículo.

Quando o ABS entra em ação, então o motorista sente uma vibração no pedal do freio. É fundamental não diminuir a pressão do pedal para evitar cancelar a ativação do sistema.

Luz indicadora do ABS acesa, o que fazer?

luz indicadora dos freios ABS

Ao dar a partida no motor, a luz indicadora, geralmente amarela, dedicada ao ABS, acenderá no painel de todos os carros equipados com freios ABS.

Se funcionar corretamente, desligará automaticamente após alguns instantes. Enquanto que, em caso de alguma falha, permanecerá acesa e indicará o mau funcionamento do sistema. Nesse caso, é aconselhável ir imediatamente a uma oficina para verificar o problema.

ABS e sistema de freios: quando fazer a revisão

Para ter a certeza de que o sistema de freios e o ABS estão sempre em perfeito funcionamento, é aconselhável verificar periodicamente os dois sistemas.

Isso se aplica não apenas aos componentes mecânicos dos freios, como discos e pastilhas, que se desgastam inevitavelmente com o uso. Mas também aos componentes eletrônicos do ABS, como a conexão entre sensores e cabos.

Em cada serviço, portanto, o conselho é sempre válido para que seja analisado o estado de desgaste de ambos os dispositivos para ter a certeza de que está a conduzir um automóvel que lhe garanta a máxima segurança.

Leia Também:

Agora que você já entendeu tudo sobre o sistema de freios ABS, então continue acompanhando nosso conteúdo sobre a área automotiva!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.