Lâmpada de LED automotiva: Confira Tudo Agora

A lâmpada de LED foi um dos avanços na tecnologia automotiva que melhoraram a condução dos motoristas. Porém, confira mais detalhes!

A evolução tecnológica dos últimos anos proporcionou importantes avanços no setor automotivo. Principalmente no que diz respeito à segurança. Entre os vários acessórios que melhoraram a condução dos motoristas, a lâmpada de LED automotiva é certamente um dos dispositivos mais populares, graças à sua grande capacidade de iluminação. Sendo que, entre os acessórios que mais evoluíram nos últimos anos, a lâmpada de LED automotiva é um dos mais úteis, saiba agora o porquê:

Faróis LED

farol de led com lâmpada led

Quando falamos em lâmpada de LED automotiva, queremos dizer um tipo específico de farol. A sigla LED é a sigla para Light Emitting Diode e indica o funcionamento desse dispositivo por meio de um diodo semicondutor que, quando a corrente elétrica passa, emite radiação luminosa.

Ao contrário das lâmpadas automotivas tradicionais, as lâmpadas LED garantem um ciclo de vida muito mais longo. Até 100.000 horas, graças à ausência de filamentos de vidro e metal.

Outra vantagem dos faróis de LED diz respeito à economia de energia garantida por esses dispositivos. Na verdade, uma quantidade mínima de energia é necessária para o seu funcionamento e o rendimento é muito superior ao das lâmpadas tradicionais.

Na verdade, as lâmpadas LED automotivas emitem um feixe de luz que reduz a dispersão e permite uma iluminação muito mais alta do que as lâmpadas convencionais para carros. Além disso, os carros mais recentes usam faróis de LED, não só nas luzes dianteiras, mas também nas traseiras. Então, esta escolha não é ditada apenas por razões estéticas, visto que estes faróis, além de atender as ideias dos designers, mas também por questões de segurança.

Na verdade, as lâmpadas de LED automotiva têm um tempo mínimo de ignição em comparação com as tradicionais. Para a primeira, levará apenas 5 milissegundos em comparação com os 150 necessários para a última. E no caso de uma frenagem de emergência, mesmo um período de tempo tão curto pode ser decisivo para a segurança.

Faróis Full LED

Os faróis Full LED em comparação com os grupos ópticos tradicionais – halogênio ou xenônio – nos apresentam com diodos de luz de potência. Desta forma o feixe de luz fica mais claro, com um tom branco e frio, o que permite perceber melhor principalmente os contrastes.

Apresentam a importante vantagem de serem mais simples e ocuparem menos espaço. As vantagens dos faróis Full LED são múltiplas. A primeira é a temperatura da luz de 5.500 Kelvin, tão branca que torna a visão noturna mais eficaz e relaxante. A segunda é a duração, tanto quanto a vida de todo o carro; o terceiro é o consumo: pois são apenas 20 Watts no total e isso também significa um menor consumo de combustível.

Lâmpada de LED automotiva H7

lâmpada de led h7

Por falar em faróis de LED, é útil ter em mente a diferença entre o tipo H7 e o tipo H4. O primeiro é o mais recente e é composto por um monofilamento, enquanto o H4 data da década de 1980 e é composto por dois filamentos. Os faróis de LED H7 têm o dobro de lâmpadas para as funções de máximos e médios, enquanto os faróis de LED H4 também têm a função de luzes de direção.

Como Legalizar Faróis Com Lâmpada de LED?

Como já explicado, não é mais possível legalizar um veículo trocando o sistema de iluminação. Isso porque a Resolução da Comissão Nacional de Transportes (Contran) nº 667 de 2017 proíbe a instalação de faróis de LED em veículos que não tenham esse equipamento de fábrica, sendo que a resolução foi emitida em janeiro de 2021 e entrou em vigor neste ano.

Lembre-se, se o carro já vinha equipado com iluminação LED ao sair da fábrica, então a situação é diferente e você deve continuar a usá-la caso precise substituir posteriormente alguma lâmpada de LED automotiva.

Leia Também:

Procurando mais dicas atualizadas sobre acessórios e tecnologia automotiva? Então continue acompanhando nosso conteúdo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.