Luz do Freio de Mão Acesa? Confira o Que Fazer!

A luz do freio de mão acesa, sem que o mesmo tenha sido acionado, indica um problema com o sistema de freio. Vamos ver agora quais podem ser as causas!

As luzes de advertência no painel do seu carro são diversas e é sempre bom saber o significado de todas elas, para perceber quando existe qualquer mau funcionamento que possa ser verificado. Contudo, a luz do freio de mão acesa, sem que o mesmo tenha sido acionado, indica este problema. Vamos ver o que fazer neste caso:

Freio de mão: o que é e como funciona

freio de mão puxado

Como o termo freio de mão indica o dispositivo que permite bloquear o carro durante as paradas e estacionamento, ou a ser utilizado em caso de arranques em subidas, para evitar que o veículo recue.

É também denominado freio manual precisamente porque, na maioria dos casos, pode ser acionado puxando uma alavanca.

Seu funcionamento é simples. A alavanca do freio manual é conectada a cabos de aço e puxando-a eles tencionam e atuam mecanicamente sobre os freios traseiros do carro.

Quanto maior for a força na alavanca, maior será a ação do freio. Para soltar o freio de mão, basta pressionar o botão na extremidade da alavanca.

Luz indicadora do freio de mão acesa: o que significa e o que fazer

luz do freio de mão acesa no painel

Quando você liga o motor do seu carro, várias luzes de advertência se acendem no painel de instrumentos. Portanto, a do freio de mão, de cor vermelha, permanecerá acionada até que o freio seja solto, para evitar que o motorista dirija com o freio manual engatado.

No entanto, se, apesar do desbloqueio, a luz indicadora do freio de mão permanecer acesa, é aconselhável levar o veículo a uma oficina especializada, pois isso pode indicar um problema do sistema de frenagem que não deve ser subestimado.

Em alguns casos, a luz indicativa do freio de mão acesa pode ser devido a motivos simples. Como um contato elétrico falso ou o pino de acionamento da luz não está retornando.

Luz do freio de mão e do ABS acesas

Além da luz indicativa do freio manual, a luz do ABS também pode acender. Esta, na cor laranja, indica o funcionamento correto do sistema de freios antibloqueio, mas se permanecer ligada, como visto anteriormente, pode indicar um problema com o sistema ABS.

Também neste caso é aconselhável dirigir-se imediatamente a uma oficina especializada para que o problema seja analisado.

Em alguns casos, é possível que além da luz indicadora do ABS também esteja acesa a luz do freio de mão. Nesta hipótese, uma falha do sistema de frenagem antibloqueio não deve ser encontrada, mas um emperramento do próprio freio manual é frequentemente verificado.

Freio de mão travado: o que fazer?

Pode acontecer que o freio manual bloqueie por vários motivos. Por exemplo, se muita força for aplicada para mover a alavanca, será necessário puxar e ao mesmo tempo manter pressionado o botão localizado na parte superior da alavanca. Mas se isso não for suficiente, então você terá que tentar empurrar o gatilho da catraca para trás, que fica a cerca de 10 cm do início do cabo. Porém, muitas vezes isso requer ferramentas adequadas. Então, o ideal é acionar um mecânico e levar o veículo para a oficina.

Veja também:

Querendo conhecer mais dicas e informações sobre carros e motos? Então continue acompanhando nosso conteúdo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.