O Que Acontece Se Não Pagar o IPVA? Entenda Isso Agora

Quer entender o que acontece com um carro que não tiver o IPVA pago? Então confira agora mesmo!

O IPVA é o Imposto de Propriedade de Veículos Automotores. É um imposto estadual que é cobrado todos os anos, portanto é obrigatório para todos os proprietários de veículos. Mas o que acontece se o proprietário do veículo não pagar o IPVA? Então, continue a leitura desse artigo para entender mais.

Todos os proprietários que pagam o IPVA em dia têm direito ao DPVAT, que é uma indenização por danos pessoais causados por veículos automotores em vias terrestres. Ou seja, se você sofrer um acidente e ficar com danos, estando o IPVA do seu veículo em dia, terá direito ao recebimento do DPVAT.

Portanto, o DPVAT é um seguro que existe para indenizar vítimas de acidentes de trânsito. No entanto, essa indenização através do DPVAT não acontece se o motorista não pagar o IPVA do veículo ou motocicleta.

E se o motorista não pagar o IPVA, o que acontece?

Além de não ter direito a indenização do DPVAT, quando o proprietário do veículo não pagar o IPVA anualmente, acontece de não conseguir obter o certificado de registro de veículos (CRV) e também o certificado de licenciamento anual. O licenciamento anual também deve ser pago e então, com o pagamento, você obtém o certificado de licenciamento anual do veículo, que tem validade por um ano.

Outro fato, se você acumular vários anos sem pagar o IPVA, acontece que você não poderá vender nem transferir seu veículo para outra pessoa, por exemplo. Portanto, qualquer venda ou transferência de veículo só pode ser feita quando a documentação do veículo está em dia, ou seja, o IPVA anual quitado.

Complicações que acontecem por não pagar o IPVA

o que acontece se não pagar o IPVA

Além de não conseguir licenciar o seu veículo, a inadimplência no IPVA pode gerar outros problemas e complicações que acontecem justamente para o proprietário que não pagar o IPVA.

Em primeiro lugar, se for parado numa blitz policial, você deve apresentar a documentação do veículo, neste caso um certificado de licenciamento. Se você não tiver este certificado ou o certificado estiver vencido (lembre-se que você tem que pagar o IPVA e a taxa de licenciamento anualmente), seu veículo poderá ser apreendido.

O veículo então vai para o pátio do Detran e fica lá até conseguir pagar todos os impostos que deve, ainda tem que passar por um longo e burocrático processo para recuperar seu bem. Os veículos que não quitarem suas dívidas ou estiverem esquecidos no pátio do Detran então serão leiloados.

Por isso, o melhor é se organizar financeiramente e pagar o IPVA à vista ou parcelado, junto com a habilitação do seu veículo. Assim você não corre o risco de ficar sem veículo e ter muitas dores de cabeça para lidar.

Leia Também:

Curtiu mais essa nova informação da área automotiva? Então continue acompanhando as próximas postagens, logo mais abaixo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *