Palhetas Limpador de Parabrisa: Saiba Quando Trocar


Paletas parabrisa
As palhetas do limpador de para brisas do seu carro estão gastas e precisam ser substituídas? Descubra como e quando substituí-las.

Ao conduzir o seu automóvel, é fundamental que todos os acessórios presentes estejam sempre eficientes, de forma a garantir total segurança a quem conduz. Entre os vários elementos a verificar, para ter sempre uma visibilidade ideal, as palhetas do limpador de parabrisa nunca devem ser subestimadas.

De fato, se as palhetas do limpa-vidros estiverem particularmente gastas, o para-brisas e o vidro traseiro não serão devidamente limpos durante a sua utilização. E em caso de chuva, consequentemente, a visibilidade ficará comprometida.

Portanto, este guia tem como objetivo ajudar o motorista a entender como trocar as palhetas dos limpadores de parabrisa de maneira rápida e fácil!

Tamanho das Palhetas Limpador de Parabrisa

Antes de proceder com a compra das novas palhetas, é essencial ter um claro entendimento das medidas das mesmas. Esses elementos, de fato, variam de acordo com os diferentes tipos de carro e as diferentes larguras do para-brisa.

Também deve ser lembrado que o tamanho da palheta do lado do motorista difere alguns centímetros daquela reservada para o lado do passageiro.

As medidas das palhetas do limpador podem ser feitas manualmente ou por meio de uma pesquisa rápida nos diversos sites. Uma vez identificados, você poderá adquirir as novas peças e proceder com a troca dos limpadores.

Como Trocar as Palhetas do Limpador Parabrisa

Assim que a compra for feita, é hora de trocar as escovas do limpador. A troca dos limpadores é uma operação que pode ser realizada pelo revendedor onde você comprou as palhetas, mas dada a simplicidade dos dessa operação, tudo isso também pode ser feito por você.

Neste caso, ambos os braços do limpador devem ser levantados, mantendo-os estacionários na posição vertical. Em seguida, você deve procurar o ponto onde o pincel se conecta ao braço. Tendo encontrado este elemento, com uma mão você terá que segurar o braço parado enquanto com a outra você pode proceder para desmontar o limpador de para-brisa.

Como remover as palhetas do limpador e colocar novas

Uma vez que as palhetas do limpador gastas tenham sido removidas do braço, os novos acessórios podem ser montados. Também neste caso, a operação é simples de realizar.

Só será necessário deslizar as novas palhetas no braço, neste caso realizando uma operação oposta à desmontagem, e a seguir fazer uma ligeira rotação até ouvir um clique que indica que a troca do limpador foi realizada corretamente.

Como trocar a palheta do limpador traseiro

A importância da visibilidade do vidro traseiro é frequentemente subestimada e apenas as escovas do limpador dianteiro são substituídas, deixando de fora a substituição do limpador traseiro. Para evitar esse erro, este guia também explica como trocar a lâmina do limpador traseiro.

Também neste caso será necessário realizar com precisão as medidas da palheta. Se for intercambiável, a operação levará alguns segundos. Na verdade, será necessário levantar o braço e depois desenganchar a escova e inserir o novo produto.

Enquanto que se a escova não for intercambiável terá que comprar o braço inteiro, desparafusar o antigo do suporte e finalmente aparafusar o novo elemento.

Quando trocar as palhetas do limpador de parabrisa?

As palhetas do limpador de parabrisa são elementos de borracha e, portanto, estão sujeitos ao desgaste devido aos elementos externos.

Um dos principais inimigos das palhetas é o sol. A ação dos raios ultravioleta, de fato, é o principal inimigo das palhetas do limpador, mas não o único. A acidez da chuva e da fumaça também contribuem para a deterioração das palhetas.

Para entender quando trocar os limpadores, então você terá que prestar atenção aos sinais que vêm deles. Se, de fato, na altura da utilização em caso de chuva, o para-brisas ou o vidro traseiro não são devidamente limpos e ficam marcas neles, significa que as palhetas do limpador de parabrisa estão gastas e devem ser substituídas.

Leia Também:

Procurando mais dicas e informações da área automotiva? Então continue acompanhando nossas novidades!