Pneu Remold É Bom? Tire suas Dúvidas Agora!


Pneu Remold é bom?
Se a troca de seus pneus exigir um grande gasto, você pode contar com pneus reformados, mais conhecidos por pneus “Remold”

Quando você tem que trocar os quatro pneus do seu carro, pode acontecer que você tenha que enfrentar uma despesa exigente que corre o risco de reduzir significativamente o seu orçamento. Há algum tempo, porém, é possível optar pela substituição de pneus por reformados. Portanto, vamos ver juntos o que são e se o pneu “remold” é bom.

Pneus Remold: o que são?

Quando falamos de pneus recauchutados, estamos nos referindo a pneus com um piso totalmente gasto, que na verdade são reconstruídos com a aplicação de um novo piso.

Este tipo de pneu não deve ser confundido com os pneus recondicionados que, por outro lado, se caracterizam pela presença de uma banda de rodagem gasta sobre a qual é aplicada uma nova camada de borracha.

Pneus Remold: Como identificá-los?

Para saber se você está comprando pneus reformados, é necessário verificar se eles são aprovados pelas normas regulamentadoras brasileiras.

Portanto, será necessário verificar se:

  • O código 108 R está impresso na lateral do pneu e a letra “E” é posicionada dentro de um círculo seguido por um número de seis dígitos;
  • A abreviatura “Reconstruída” ou “Recauchutada” é impressa, assim como o nome do reconstrutor, a semana e o ano da reconstrução.

Pneu Remold é bom para o 4×4?

Frequentemente, ao se deparar com a escolha de comprar ou não pneus reformados para seu carro com tração nas quatro rodas, você fica com medo de acreditar que esses pneus não oferecem o mesmo nível de aderência de um modelo construído do zero.

Essa consideração está errada. Se os pneus all-terrain recauchutados forem regularmente homologados, o seu desempenho é idêntico ao de um modelo novo. Daí mais uma indicação se o pneu remold é bom.

Pneu Remold é bom no inverno?

Se para pneus reformados de verão a regra é verificar a homologação e não se deixar atrair por ofertas excessivamente reduzidas. Típicas de um pneu de má qualidade, no que se refere aos pneus reformados de inverno, a profundidade da banda de rodagem é de fundamental importância, o que pode garantir um aderência em condições de asfalto viscoso.

A diferença entre pneus recauchutados e novos diz respeito à profundidade do piso que, no segundo caso, é cerca de 8-10 mm, enquanto no primeiro é muito inferior.

Pneus Remold são seguros?

A maior dúvida diante da escolha de comprar ou não pneus reformados diz respeito à sua segurança.

Os pneus recauchutados são seguros porque passam pelas mesmas verificações que um pneu novo. Visto que, os fabricantes não comercializarão modelos potencialmente perigosos ou de baixa qualidade, mas para ter certeza de que os pneus reformados estão à altura dos novos, é essencial verificar a presença do código de aprovação na borda.

É claro que os pneus reformados têm um preço mais baixo do que os novos. Em média você pode economizar uns bons 30% em relação a um produto não reconstruído. Mas também é possível encontrar descontos ainda mais atraentes.

Em todo caso, devemos evitar gastar pouco para ter pouco. Portanto, fique atento a ofertas excessivamente baixas, é sempre melhor gastar um pouco mais para ter um produto que garanta segurança ao dirigir.

Pneu Remold é Bom e Também Ecológico!

Uma das vantagens dos pneus reformados não é apenas o preço, mas também a eco-sustentabilidade.

Pois, para a produção de um único pneu novo, são consumidos entre 20 e 28 litros de óleo cru, enquanto para reformados são necessários cerca de 5,5 litros. Além disso, com a reforma, aproximadamente 80% do pneu velho é preservado de maneira geral, evitando-se o descarte antecipado em aterro.

Confira Também:

Esperamos que com as dicas acima, você consiga decidir se o pneu Remold é bom. No entanto, não deixe de continuar acompanhando nosso conteúdo!