Start Stop: Veja Todas as Vantagens e Como Funciona


Start Stop
Reduzir as emissões de CO² para cumprir os parâmetros regulamentares, também através do uso de acessórios Start & Stop: vamos saber mais!

Todos os fabricantes estão comprometidos com o objetivo de reduzir as emissões de CO² para cumprir os parâmetros regulatórios cada vez mais rigorosos. Se por um lado tentamos perseguir este resultado desenhando motores cada vez mais eficientes, por outro lado foram adotados vários dispositivos, como o Start Stop, dedicados justamente a este fim específico.

Start Stop: Como Funciona?

O Start And Stop é um sistema que desliga automaticamente o motor do carro em caso de parada, a fim de reduzir o consumo de combustível e as emissões de CO². Quando o motorista para de dirigir o veículo e o coloca em ponto morto, o sistema entra em ação, desligando o motor do carro.

Para reativar o motor, basta pressionar o acelerador novamente. Dessa forma, o dispositivo eletrônico reconhecerá automaticamente a situação de reinicialização e dará a partida no motor.

O Sistema Start Stop é Desativado Automaticamente Quando:

  • O estado de carga da bateria do carro não é ideal o suficiente para garantir seu funcionamento;
  • A temperatura de operação do motor não é a ideal;
  • Quando existir uma diferença climática considerável entre o interior da cabine e o exterior devido à ação do ar condicionado.

Que Tipo de Bateria Deve Ser Usada?

Para que o sistema de arranque e parada funcione corretamente, não é possível utilizar uma bateria normal. Portanto, é necessário equipar o automóvel com acumuladores mais potentes, capazes de suportar as inúmeras arrancadas exigidas no arranque e parada.

Se, de fato, para carros sem este sistema é suficiente usar uma bateria projetada para um ciclo médio de 30.000 partidas, para aqueles equipados com Start Stop esse número se multiplica para 300.000 partidas.

A bateria liga e desliga, portanto, é feita especificamente para resistir a maiores desgastes e, consequentemente, tem custos de aquisição mais elevados do que uma padrão.

O Start Stop Não Está Funcionando?

O sistema Start And Stop permite uma redução no consumo de cerca de 8%, especialmente naqueles carros que circulam no caos do trânsito da cidade e muitas vezes são forçados a esperar muito nos semáforos. No entanto, este dispositivo pode causar alguns problemas em alguns casos.

Se, como vimos, uma bateria específica é necessária para carros equipados com o Start Stop que podem suportar centenas de milhares de ignições. É igualmente verdade que componentes como o motor de partida estão sujeitos a grande estresse devido às inúmeras ignições.

Também pode acontecer que o Start And Stop repentinamente não funcione mais. As causas desse problema podem ser atribuídas principalmente à bateria parcialmente descarregada. Contudo, mesmo que o motor ainda não tenha atingido a temperatura operacional ideal, o sistema não funcionará.

Desativação Permanente do Sistema de Parada e Partida

Se é verdade que o sistema de arranque e parada foi criado para reduzir o consumo e permitir aos fabricantes homologar os seus veículos com valores de emissão de CO² dentro dos limites impostos pelos vários regulamentos. Por outro lado é igualmente verdade que não são todos os motoristas apreciam o sistema de partida e parada.

Nos diversos fóruns da Web ocorrem inúmeras discussões de proprietários que se confrontam para entender como fazer a desativação permanente do Start & Stop.

Um ponto de alerta ao tentar efetuar a desativação permanente é intervir na central do automóvel, porém, coloca-se em risco a garantia e integridade dos componentes eletrônicos.

Em alguns modelos, o sistema Start And Stop é desativado por meio de um botão dentro do habitáculo. Mas esta operação não é desativada permanentemente, mas apenas temporariamente.

Veja também:

Precisando de mais dicas e informações sobre a área automotiva? Então continue acompanhando nosso conteúdo!