Válvula EGR: O Que É, E Como Funciona

Já ouviu falar na válvula EGR? Pois saiba que muitos motores possuem essa peça. Então confira tudo sobre o assunto!

A válvula EGR desempenha um papel fundamental na contenção das emissões de óxido de nitrogênio e outros gases poluentes.

Um dos maiores desafios enfrentados por todos os fabricantes é manter as emissões dos carros sob controle. Os carros modernos equipados com motores a diesel, em particular, usam um dispositivo especial denominado válvula EGR, sigla para Exhaust Gas Recirculation, graças a esta é possível reduzir as emissões de óxido de nitrogênio. Vamos descobrir então como funciona:

Válvula EGR: Operação

A válvula EGR tem a função de recolocar em circulação parte dos gases de escapamento (de 5 a 15%) para devolvê-los ao coletor de admissão. Dessa forma, ajuda a resfriar a temperatura nos cilindros e, consequentemente, reduzir as emissões de óxido de nitrogênio.

A válvula então pega uma porcentagem mínima dos gases de exaustão sem oxigênio, os circula por um trocador de calor para diminuir sua temperatura e, finalmente, os reintroduz no coletor de admissão.

O funcionamento dessa válvula é determinado pela unidade de controle do veículo. E a limpeza correta da válvula é sempre essencial para garantir que ela execute sua tarefa perfeitamente.

Os menos experientes podem se perguntar onde está a válvula EGR se quiserem fazer a manutenção do componente por conta própria. Para tanto, este dispositivo é normalmente posicionado no coletor de admissão, mas é sempre aconselhável consultar o manual de uso e manutenção do seu carro para saber o seu posicionamento exato.

Válvula suja: Os sintomas

Como dissemos anteriormente, é sempre essencial limpar a válvula EGR para que o motor funcione corretamente. Essa válvula se suja com facilidade, principalmente nos motores a diesel. Devido à passagem dos gases de escapamento que são então devolvidos ao coletor de admissão.

Neste caso, o mau funcionamento da válvula EGR suja é sinalizado no painel pela luz amarela de advertência de falha do motor.

Enquanto que os sintomas mais comuns são: problemas de partida e potência limitada do motor, muita fumaça saindo do escapamento e um aumento no consumo de combustível.

O que acontece se você tirar a válvula EGR?

Frequentemente, alguém pode ser levado a pensar em como resolver quaisquer problemas relacionados à válvula EGR, simplesmente essa peça. Na verdade, é bom saber que tirar a válvula EGR é ilegal e pode levar a penalidades severas.

Portanto, é melhor realizar uma limpeza constante da válvula do que se aventurar em escolhas erradas.

Como limpar a válvula EGR

válvula EGR de motor

Para garantir que a válvula não tenha os problemas indicados acima, é sempre aconselhável fazer a manutenção neste dispositivo para que o motor esteja sempre em perfeito funcionamento.

Frequentemente, entretanto, surge a questão de como a válvula pode ser limpa. Existem inúmeros produtos no mercado que podem eliminar todos os resíduos de sujeira sem nenhum esforço especial. São aditivos a serem adicionados ao combustível cuja função é justamente remover as impurezas depositadas nas bordas da válvula para que o dispositivo funcione corretamente.

Se, por outro lado, você pretende realizar uma limpeza mais completa da válvula, pode sempre recorrer aos cuidados de uma mecânica especializada que irá desmontar a peça e retirar as incrustações.

Confira Também:

Procurando mais dicas sobre a área automotiva? Então continue acompanhando nosso conteúdo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.